segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atividade de Sociologia Gastão


 01. A cerca da ética protestante e sua relação com o espírito do capitalismo, marque para as alternativas abaixo (V) verda­deira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
(    ) A ética do trabalho entre os calvinistas incluía uma indisposição para executá-lo como vocação, ou seja, como se fosse um fim em si mesmo.
(    ) A organização capitalista racional do trabalho funda­mentou-se em um comportamento metódico, que decorreu da ética católica.
(    ) O comportamento racional diante do mundo proporcionou o impulso aquisitivo que favoreceu o surgi­mento do capitalismo.
(    ) A valorização do cumprimento do dever nas profissões mundanas contribuiu para uma nova cultura, favorá­vel ao surgimento do capitalismo.


02 Qual é a relação existente entre protestantismo e capitalismo, segundo Weber?

03 Diferencie Ética Protestante de Ética Católica.
04 (UFU-MG/PAIES) Considere as seguintes colocações de Max Weber a respeito do papel da religião nos Estados Uni­dos do início do século XX.
A admissão à congregação é considerada como uma garantia absoluta de qualidades morais, especialmente as qualidades exigidas em questões de comércio. O batismo garante à pessoa os depósitos de toda a região e o crédito ilimitado sem qualquer concorrência.
WEBER, M. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982, p. 350.
A respeito das investigações de Max Weber sobre a in­fluência das éticas das religiões mundiais no comporta­mento econômico de determinados setores das sociedades, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.

(    ) A doutrina da predestinação − elemento central do calvinismo − contribuiu para  a racionalização e os metodismos cotidianos, es­senciais à ética moderna do trabalho.
(    ) Coube ao calvinismo consolidar a noção, segundo a qual o trabalho mundano é uma vocação a ser exercida de maneira sistemática e disciplinada, objetivando a glória divina.
(    ) A ética protestante mostrou-se inadequada para o desenvolvimento do espírito capitalista mo­derno ao glorificar a usura e a confissão como meios para a salvação espiritual.
(    ) A ética católica revelou-se fundamental para a con­solidação do espírito do capitalismo moderno, na medida em que glorificou o trabalho como sinal de salvação espi­ritual.
 
05    A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de operários, aglomeradas nas fábricas, são organizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do Estado burguês; mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da máquina, do contra-mestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.in: Cartas filosóficas e outros escritos, p. 91.
A)     Segundo a afirmação de Marx, quais são as consequências do capitalismo para os trabalhadores?
B)      Explique a mais-valia relativa e absoluta.
C)      Relacione o crescimento da tecnologia nas empresas e o conceito de mais-valia de Karl Marx.